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O alívio da tensão pré menstrual

É muito comum ouvirmos, principalmente nas grandes cidades, onde a vida agitada não nos dá chance para relaxar, mulheres reclamando que vivem nervosas, sem energia. A maioria associa este sintoma somente ao ritmo acelerado de vida e a noites mal dormidas. Porém, estes sintomas podem estar relacionados a várias outras doenças. Se estes sintomas ocorrem ou pioram alguns dias antes da menstruação, podemos ter um quadro de TPM.

A TPM pode piorar a qualidade de vida das mulheres, dos parceiros, da família em alguns casos. Por isso, se os sintomas da TPM estão atrapalhando suas atividades do dia a dia e sua qualidade de vida, o melhor a fazer é procurar um médico. Só ele poderá avaliar se este sintoma é mesmo TPM e orientar o tratamento adequado.

Como saber se tenho TPM?

Inicialmente, você pode perceber se fica mais irritada ou chorosa, se sente inchaço, dores de cabeça, vontade por doces, às vezes perde a concentração ou o controle. Você precisa perceber se estes sintomas aparecem antes da menstruação e desaparecem espontanemante quando a menstruação começa. Se assim for, você pode estar diante da TPM e necessita conversar a respeito disto com seu médico.

Em primeiro lugar, é preciso ficar atento de que os sintomas da TPM podem ser confundidos com causas psicológicas, como depressão ou físicas. Para o diagnóstico correto, é preciso investigar a história clínica do paciente e analisar se a queixa não está relacionada a alguma outra doença. O diagnóstico não pode ser feito apenas pelo sintomas descritos, mas pelo exame clínico e laboratoriais necessários.

Tratamento

O tratamento irá depender do tipo de sintoma e do grau com que estes sintomas afetam sua vida. Numa consulta médica, poderá ser feito um questionário específico e a escolha do tratamento poderá envolver suplementos vitamínicos, medicamentos fitoterápicos e medicamentos com ação antidepressiva nos casos mais sérios.

Outras medidas também podem ajudar no combate à TPM:

  • Procurar ter uma rotina de sono: dormir e acordar todos os dias no mesmo horário.
  • Manter uma boa alimentação: fazer refeições balanceadas e bem distribuídas durante o dia, reservando à noite para refeições mais leves. Procure comer diariamente uma pequena quantidade de amêndoas e 3 vezes por semana o grão de bico, o feijão ou a lentilha.
  • Mudar o estilo de vida: tentar inserir na rotina atividades que trarão mais prazer, como ir ao cinema, ao teatro, passear.
  • Se exercitar: atividades físicas, se feitas de forma correta, só trarão bem-estar, energia e disposição para enfrentar as atividades do dia a dia.
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